Grandes Nomes

Jean-Georges Noverre                                          .




Jean-Georges Noverre (29 de abril de 1727 - 19 de outubro de 1810), bailarino e professor de balé francês.
Se destaca na historia da dança por ter escrito um conjunto de cartas sobre o balé da sua época - Letters sur la Danse.

Seu pensamento iluminista focaliza a atuação do intérprete e discute sobre o que separa o balé da dança, e da pantomima e começa a priorizar a coreografia e a interpretação. Noverre representa a continuidade do tipo de dança da Académie Royale de Musique et Danse fundada pelo Rei Luis XIV, conhecido como Rei Sol. Ele é o autor da obra decisiva para o futuro da dança teatral. Noverre faz seus estudos desde o ponto de vista do palco, pois dançou a vida toda.

Noverre começou na dança ainda adolescente, como aluno de Louis Dupré, na Académie Royale de Musique et Danse (futura Opéra de Paris). Estréia como bailarino na Opéra-Comique, mais tarde graças à indicação de uma bailarina famosa, Marie Sallé, Noverre apresenta-se na corte de Fontainebleau. Em seguida esteve um tempo em Berlim a serviço de Federico de Prússia, lá conviveu com famosos bailarinos como Jean Barthélémy Lany e com Barbarina Campanini, que anteriormente desloca do seu posto a Marie Sallé.

Ao voltar a Paris assume o posto de Mestre da Opéra-Comique e organiza em variados gêneros as danças da companhia para garantir bilheteria (de 1730 a 1745, 25 paródias aproximadamente foram criadas). Começa a ser reconhecido quando, na Opéra-Comique, cria o Balé Chinês, seu primeiro balé de sucesso. É convidado pelo ator e empresário inglês David Garrick, para se apresentar em Londres, então cria fama internacionalmente. Em 1760 publica a primeira versão de ‘Cartas sobre a Dança’. De Lyon vai a Stuttgart como mestre de balé do duque Württemberg. Fica a frente de um grupo de baile de artistas renomados, entre eles o coreógrafo Servadoni e o figurinista Boquet.

Os balés se tornaram cada vez mais famosos em toda Europa, expandindo a produção e divulgação da dança. Ao longo da primeira metade do século XVIII já existia um grande contingente de bailarinos, compositores de balés, cenógrafos, figurinistas e músicos circulando na maioria das cidades européias.
Noverre ultrapassa os princípios gerais que norteavam a dança do seu tempo para enfrentar problemas relativos à execução da obra. A sua proposta era atribuir expressividade a dança através da pantomima, utilizando mãos braços e feições para, segundo ele, sensibilizar e emocionar. Sugere a simplificação na execução dos passos e sutileza nos movimentos para uma ideal expressividade na interpretação da dança. Para Noverre, a dança em ação é a forma de interpretar as idéias escritas na música com verdade ao executar os gestos na dança.
Noverre sentia-se orgulhoso de ter simplificado as alegorias na vestimenta e exigir ação, movimentações na cena e expressão à dança. A grande reforma que distingue o séc. XVIII do XVII e o aproxima do XIX é a criação do <<ballet-pantomima>> termo dado por Noverre no século XVII que se conservou sem mudanças até o século XIX.
Para Laban (1990) a mais importante ação de Noverre foi a busca do gestual de sua época ao levar seus discípulos às ruas, aos mercados e às oficinas para que estudassem os movimentos de seus contemporâneos em vez de copiar os modos corteses de príncipes e cortesãos, que já faltava vinculação com a vida rumorosa das cidades exuberantes do homem industrial.
Fonte: Wikipédia


Enrico Cecchetti                                .



Enrico Cecchetti nasceu em 21 de junho de 1850 em um camarim do Teatro Tordinona em Roma, Itália. Ele era filho de uma famosa e brilhante bailarina e um artista especialista em mímica.

Durante uma carreira dançando abrangendo mais de 30 anos, Enrico Cecchetti dançou extensivamente em países como os Estados Unidos, Inglaterra, Dinamarca, Noruega, Alemanha e Rússia. Ele criou o duplo papel de Carabosse e o Bluebird em “A Bela Adormecida” e foi considerado uma revolução para a imagem do bailarino na Rússia nas duas últimas décadas do século XIX.

Cecchetti em 1887 foi nomeado mestre de balé do Ballet Imperial Russo e em 1892 assumiu o cargo de professor da Escola Imperial de Dança em São Petersburgo. Ele se tornou mestre de ballet da Escola de Dança Imperial, Varsóvia em 1902 e, posteriormente, se juntou ao Ballets Russes de Serge Diaghilev como professor e mestre de ballet.
A influência do Maestro foi significativa e ele trabalhou com bailarinos e coreógrafos de renome, como Mathilda Kchessinska, Preobrajenska Olga, Anna Pavlova (a quem ele ensinou privadamente 1907-1910), Tamara Karsavina, Michael Fokine, Adolf Bolm, George Balanchine, Nijinsky e Leonide Massine.

Em 1918 Cecchetti começou a se cansar das viagens e, juntamente com sua esposa, fundou uma escola em Londres. Sua formação foi fundamental para as obras de Ninette de Valois, Marie Rambert, Frederick Ashton e Antony Tudor e ainda é reconhecível em obras de David Bintley e outros coreógrafos de ballet contemporâneo. Alicia Markova era uma de seus muitos alunos.
Cecchetti retornou à Itália e em 1925, a pedido do maestro Arturo Toscanini, dirigiu a escola de balé do Teatro La Scala, em Milão, onde tinha dançado cinqüenta e cinco anos antes. Aqui ele ensinou Serge Lifar, que se tornaria uma figura de destaque na evolução do ballet moderno francês.
Enrico Cecchetti morreu em arreios, ensinando no La Scala, de Milão, na sua Itália em 1928 – deixando sua herança para a dança – o seu método de treinamento.
O método Cecchetti foi codificado e publicado em 1922.


Marie Camargo                               .



Marie Anne de Cupis de Camargo (Bruxelas, 1710 — 1770). Marie Camargo foi uma dançarina belga, responsável por muitas mudanças técnicas e de estilos no balé.
Aos 16 anos, fez sua primeira apresentação, no teatro Ópera de Paris, em um balé de Jean Balon, chamado "Caractères de la Dance". Devido ao sucesso, seguiram-se várias apresentações em mais de 78 balés e óperas. Rápida e muito ágil, ela aperfeiçoou os passos com saltos (o entrechat e o cabriole), os quais eram somente executados por homens. Foi também responsável por estabelecer a manutenção de uma perna elevada a 90 graus do quadril. Encurtou as saias de balé, para facilitar a execução de passos mais complexos e possibilitar que fossem mais bem apreciados pela platéia.
Tirou os saltos dos sapatos de balé, facilitando assim a execução de saltos mais complicados. Parou de dançar em 1734, quando tornou-se amante do Conde de Clemont, mas retornou 7 anos depois apresentando-se várias vezes, com enorme sucesso.
Camargo era uma perspicaz mulher de negócios e permitiu que seu nome fosse usado em anúncios de sapatos e perucas. Em 1751 se aposentou com uma pensão do governo francês.
Em 1930 foi fundada em Londres, a Sociedade Camargo, que se propunha a montar a cada ano espetáculos de balé e se possível com obras novas. Esta sociedade conseguiu ajudar a estabelecer o Vic-Wells Ballet, hoje o Royal Ballet.

Fonte: Wikipédia